O Google Apps, um dos serviços de emails corporativo para pequenas empresas mais utilizados no mundo, fechou suas portas para a versão gratuita em Dezembro do ano passado. Em 2013 o Google oferecerá apenas sua versão paga, que custa US$ 5/usuário/mês, o equivalente a aproximadamente R$ 11/mês/usuário. Usuários atuais continuam com o serviço, porém Novos usuários terão que pagar. O que isto significa? Quais são as alternativas a esta solução de email empresarial? Descubra abaixo.

Fim do Google Apps gratuito

Foi anunciado no dia 7 de Dezembro do ano passado no blog da empresa o fim do serviço que até então era gratuito para até 10 usuários. A partir de agora empresas com até 10 usuários ou 10 contas de emails terão que pagar para começar a utilizar o serviço.

O Google Apps costumava ser muito utilizado no Brasil por empresas de micro, pequeno e médio porte devido ao fato de já incluir ferramentas muito úteis como email corporativo utilizando o domínio da empresa, agenda de compromissos e contatos. Porém, tudo isto quando a versão gratuita existia, pois a versão paga pode ficar um pouco caro dependendo do número de usuários na empresa tornando o custo inviável para a pequena empresa.

Ao longo do tempo o Google foi reduzindo a quantidade máxima de usuários permitidos na versão gratuita. Quando o serviço foi lançado era possível criar até 100 contas de email de graça. Este número no ano seguinte caiu para 50, depois 20 e mais recentemente 10 usuários na versão gratuita.

O Google Apps ficou conhecido pelo ótimo conjunto de recursos e integração com os demais produtos do Google além da confiabilidade no serviço. Porém a versão gratuita possuía suporte limitado e mesmo a versão paga não oferece suporte em português no Brasil, conforme imagem abaixo:

telefones_suporte_googleapps

O que fazer agora? Quais as alternativas ao Google Apps?

Infelizmente em nossas buscas não encontramos no mercado atualmente alternativas gratuitas equiparáveis com o serviço do Google Apps. As primeiras alternativas que nos vêm em mente são o MS Exchange, Office 365 e o VMWare Zimbra, todos concorrentes diretos da solução de email empresarial do Google. Porém, todas as alternativas acima são também pagas ou necessitam de infra-estrutura a ser gerenciada pelo cliente. MS Exchange requer um servidor dedicado e possui alto custo de licenciamento do software. O Office 365, solução hospedada da Microsoft custa o mesmo que o Google Apps pago. O VMWare Zimbra requer conhecimentos técnicos para manter um servidor de emails funcional e custos com contratação de servidor dedicado, hospedagem, banda, etc.

IsenMail: A melhor alternativa ao Google Apps

email corporativoA Isengard Tecnologia oferece uma solução de email corporativo que é novidade no mercado: o IsenMail. Solução de email corporativo que tem todos os principais recursos do Google Apps e muitas outras vantagens a principal delas é o baixo custo, assistência na migração, treinamento gratuito da equipe, suporte por telefone, atendimento personalizado feito por pessoas dispostas a resolver o problema. E muito mais:

  • 10 GB de espaço por conta de email;
  • Envio de anexo de 50MB;
  • Backup diário de todos os emails, retenção por 14 dias;
  • Fácil restauração caso apague emails acidentalmente;
  • Webmail 100% personalizado com a marca da sua empresa;
  • Agenda Corporativa, Gerenciador de Contatos, Tarefas e Anotações;
  • Número ilimitado de contas de email;
  • Sem limite de envio ou recebimento;
  • Sincronização com smartphones e tablets iOS (iPhone e iPad) e Android;

Tudo isso por um preço muito acessível para as pequenas e médias empresas.
Conheça o IsenMail, a melhor solução de email empresarial
Entre em contato e solicite uma demonstração.