Este é o primeiro de uma série de artigos que visa abordar o tópico da terceirização do TI como medida estratégica para as operações das empresas de pequeno e médio porte.

Terceirização do TI

Introdução

Assim como as grandes empresas, as pequenas e médias empresas também dependem da Tecnologia da Informação (Informática / T.I.) para ajudá-las a ter sucesso em um mundo em constante mudança. Independente se você administra um escritório de advocacia, contabilidade, recursos humanos, construtora ou outro tipo de empresa de pequeno/médio porte; você sabe que a performance da sua empresa hoje em dia depende cada vez mais da sua capacidade de manter os sistemas de TI operando em capacidade total.

Departamento de T.I. (ou ausência dele)

Mas para empresas que não possuam um departamento de TI dedicado ou que possuam número limitado de pessoas nesta área, o gerenciamento do TI pode ser uma atividade difícil de se fazer de maneira correta. Monitoramento e gerenciamento de sistemas pode consumir tempo e recursos preciosos que poderiam ser melhores utilizados no desenvolvimento dos negócios da empresa e fazendo com que as operações sejam mais eficientes. E quando algo dá errado, pode ser um pesadelo: funcionários não conseguem trabalhar, clientes ficam sem atendimento, compras não podem ser processadas e muitos outros complicadores. O quão rápido você pode voltar a operar 100% pode ser um prazo indeterminado se você não tiver previamente um parceiro na área de TI.

Entra a terceirização do TI como estratégia

A terceirização do TI, através do suporte de informática e outras soluções permite que você delegue tarefas essenciais da rotina do TI para que você possa focar nos negócios da empresa. Empresas de TI podem se tornar uma extensão da sua empresa, fornecendo serviços de maneira proativa que ajudam a prevenir problemas antes que eles aconteçam e conserta-los rapida e efetivamente quando eles ocorrerem, minimizando assim o impacto nas operações da sua empresa.

Próximos artigos da série

Nos próximos artigos iremos abordar o dilema que empresas e organizações encaram a medida que a dependência do TI aumenta mas a equipe, orçamento e recursos não conseguem acompanhar. Discutiremos porque cada vez mais empresas estão optando pela terceirização do TI para ajuda-los a monitorar, gerenciar e manter os recursos informáticos da empresa.

Fique atento para os próximos artigos da série!